Batons, os queridinhos da maquilhagem atual

A:

Quando se pensa em maquilhagem, é quase impossível não nos lembrarmos de listar os batons. 

A par com o lápis de olhos, o rímel e o blush, deve ser dos produtos de maquilhagem mais citados, se pedirmos que enumere aqueles que normalmente usa. Atualmente, voltaram a ocupar um lugar cimeiro na rotina de maquilhagem de milhões pelo mundo inteiro. E de forma totalmente merecida: durante anos, os batons foram olhados de lado e apenas usados para eventos festivos. Nos últimos anos, os batons estão presentes em todo o lado e em todas as ocasiões e horas do dia. Uma simples passagem do batom pode finalizar um look ou ser o centro das atenções. Os pontos de maquilhagem têm agora uma variedade quase infindável de tons e diferentes batons e pode tornar-se muito díficil escolher ou até perceber as diferenças. É para isso que aqui estamos!

Os batons já são utilizados há muito tempo. Mais precisamente, desde o tempo das civilizações antigas que encaravam a maquilhagem como um símbolo de estatuto social, sendo usada por homens e mulheres. Muito provavelmente, podemos dar aos sumérios o mérito de usar batons pela primeira vez na História. A cor era obtida através de processos naturais, como esmagar ou cozinhar fruta, henna, barro e até insetos. As mulheres mesopotâmicas eram conhecidas por adicionarem pequenas jóias preciosas e aplicarem nos lábios, como forma de lhes dar cor e brilho. Mas os primeiros verdadeiros apaixonados pelos batons talvez tenham sido os egípcios. É reconhecido que esta civilização adorava e aplicava frequentemente cores fortes nos lábios, como o roxo ou o preto. Obtinham a cor através de processos simples de misturas de elementos e descobriram algumas fórmulas que são ainda hoje replicadas no processo moderno de fazer batons. No entanto, também usavam ingredientes hoje conhecidos por serem nefastos, como o cobre e o iodo. Não precisa de preocupar: a indústria da maquilhagem já avançou muito os seus processos e os batons são perfeitamente seguros para aplicar, até com fórmulas pensadas para os lábios mais sensíveis, dando-lhes uma dose extra de cuidado e proteção.

Mas, afinal, o que é o batom? Na verdade, e com todas as novas formulações, pode ser tudo aquilo que quiser que seja. Na sua essência, o batom está pensado para aplicar cor e acentuar a forma dos lábios. Com os batons tradicionais, foi ainda adicionada a possibilidade de suavizar a textura e ainda dar um pouco de brilho. Atualmente, em todas as suas variações, utilizar um batom pode ser libertador. Pessoas com lábios pouco pigmentados podem adicionar com facilidade um pouco de cor (mais natural ou dramática) e isso faz de imediato ganhar um ar mais saudável e mais vibrante, sem ter de aplicar muita maquilhagem. Se combinar o batom com um vestido (ou outra peça de roupa que estiver a usar) vai iluminar o seu rosto e harmonizar todo o seu conjunto. O batom existe para definir os lábios e dar à sua face mais estrutura, mas já sabemos que o poder de uma boa maquilhagem não se fica por aí.

As diferentes fórmulas existentes para batons

O batom tradicional é feito com recurso a ceras, óleos e pigmentos, combinados numa espécie de stick colocado num tubo. Para aplicar, basta rodar e aparece o produto de uma maneira fácil e que evita desperdícios e acidentes na mala. Os batons em stick têm a maior variedade de acabamentos, dos ultra gloss aos matte, e, normalmente, são também aqueles com maior oferta no que concerne a tons. Os batons líquidos são a novidade do mercado e têm vindo a aumentar rapidamente a sua presença no mercado. A fórmula do batom líquido permite uma maior opacidade e conforto, ao usar durante todo o dia. Ao aplicar, e tal como o próprio nome indica, a fórmula é líquida, mas secam totalmente nos lábios, dando um acabamento acetinado e perfeito, sem borrar. Se o que quer é um batom que se aguente bem durante todo o dia e em qualquer situação, não há como errar com uma fórmula líquida. A embalagem é, tradicionalmente, semelhante à de um lip gloss, e o batom é aplicado com a ajuda de uma pequena espécie de varinha almofadada. Como secam completamente, algumas fórmulas acabam por deixar os lábios um pouco secos, mas pense em dar-lhes uma boa hidratação antes da aplicação ou de optar por uma marca com ingredientes mais hidratantes.

Os batons matte têm menor capacidade de refletir a luz e dão ao lábio uma aparência aveludada, com uma cor mais rica e vibrante. Esta fórmula, normalmente, tem uma durabilidade maior que as outras, mas também pode deixar os lábios com uma desagradável sensação de estarem a secar. Já os batons demi-matte estão a meio caminho entre os gloss e os matte. Isto quer dizer que têm um acabamento suave que faz os lábios ganharem uma aparência mais preenchida e são mais confortáveis de usar do que os matte e têm uma maior durabilidade que os gloss. Os batons gloss têm um acabamento muito brilhante, que reflete intensamente a luz. São muito hidratantes, garantindo um extremo conforto quando os está a usar. No entanto, essa mesma hidratação também faz com que a cor acabe por desaparecer dos lábios com relativa facilidade e rapidez. Não podíamos ainda deixar de fora os batons transparentes. Estes são interessantes porque hidratam o lábio, mas também lhe dão uma aparência mais cheia e um bonito acabamento.

Todos os truques para uma aplicação perfeita

Antes de aplicar o batom nos lábios, é melhor seguir alguns passos prévios que garantem uma melhor fixação e um aspeto perfeito. Claro que também pode escolher o caminho mais fácil e aplicar o batom e sair porta fora, mas queremos partilhar alguns truques que descobrimos para fazer a cor durar todo o dia e toda a noite, sem preocupações de retocar a maquilhagem a cada meia hora. 

Para começar, se estiver a usar qualquer tipo de base, aplique também diretamente na linha do lábio, para bloquear a cor natural. Não exagere, já que estamos apenas à procura de um ar natural. Isto permite definir bem a forma dos lábios e uniformizar a cor. De seguida, use um lápis para lábios. Se usa o batom tradicional em stick, use um lápis da mesma cor (ou muito similar) à cor do batom. Isso ajuda a cor a manter-se bem definida e vibrante durante muito mais tempo (se tiver curiosidade, experimente usar o batom sem e com o lápis de cor e veja as diferenças). Os lápis têm um pigmento muito mais denso e seco que os batons, portanto agarram-se melhor aos lábios e fixam a cor. Se nunca se aventurou no mundo dos lápis para lábios, não há nada de que ter medo: basta delinear a forma da sua boca, de forma a prevenir borrões, manchas ou que escorra. Pode também usar os lápis para preencher os lábios antes de aplicar o batom. Não tema porque não vai fazer a cor ficar exageradamente forte: vai dar-lhe uma outra luminosidade, vai diminuir em muito o desgaste e garante que os lábios ficarão sempre com um pouco de cor. Os lápis são mais associados aos batons tradicionais, mas também podem ser usados com batons líquidos. Neste caso, os lápis são úteis para evitar falhas e desgaste na zona do contorno, já que é aí que os batons líquidos têm mais dificuldades em fixar-se. Quando se come ou se bebe, é quase impossível manter a cor do batom impecável, mas com o lápis a situação melhora significativamente e torna a reaplicação muito mais simples, pois basta aplicar a cor dentro das linhas já bem definidas.

Seja qual for a fórmula que prefere, certamente não lhe vão faltar opções aqui na Éclatant. Ora espreite:

- Numa embalagem muito feminina e adornada, tem o YSL Volupté Sheer Candy. Uma fórmula leve e hidratante, perfeita para usar no dia-a-dia.

- Super Lustrous é um batom da Revlon, com uma variedade de cores quase infinita. Os pigmentos microfinos garantem uma cor mais intensa e vibrante.

- Uma fórmula líquida, com um acabamento aveludado e brilhante. Este Rouge Laque rapidamente ganhará um lugar de topo dentro do seu estojo de maquilhagem.

- A Revlon disponibiliza este batom Ultra HD Matte. Garante uma cobertura uniforme nos lábios, deixando-os com um aspeto muito suave. As cores são vibrantes e atrevidas, perfeitas para usar no Verão.

- Soft Sensation, da Astor é um batom muito suave, com um acabamento hidratante e confortável e que traz como oferta um lápis para lábios, na mesma cor do batom. Um pack absolutamente perfeito e indispensável para uma maquilhagem impecável.

Não há que enganar: os batons mais perfeitos para si estão mesmo na Éclatant. Procure aquele que mais gosta e sinta-se mais bonita e poderosa. Vai ver que aplicar o batom certo vai fazer de si a estrela de qualquer festa e dará um up instantâneo à sua autoestima.

Comentários

Deixe o seu comentário

Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro