Anti estrias: verdades e mitos

A:

Sabemos que são inestéticas e que, a par com a celulite, são o inimigo número um das mulheres (e não só). Mas, afinal, o que são as estrias?

As estrias são marcas que se assemelham a linhas e que se desenvolvem na pele, sendo particularmente notórias quando a pele fica mais esticada, fruto de variações de peso ou hormonais. As linhas podem ser rosas, arroxeadas ou esbranquiçadas, podendo ser mais ou menos finas. Tradicionalmente, é visto como um problema feminino, mas as estrias são bastante comuns no corpo masculino (muito mais que a celulite). É uma condição que ocorre naturalmente em qualquer parte do corpo onde seja mais visível o quebrar da estrutura ou o esticar da pele, destacando-se a zona do peito, da barriga, das coxas e dos braços. As estrias são particularmente comuns quando a pele não consegue recuperar a forma original, após o período de ter sido esticada. A primeira situação de que nos lembramos e que pode conduzir a isso é a gravidez, mas também pode ocorrer devido a ganhos ou perdas de peso rápidos ou excessivos ou mesmo durante a puberdade, quando o corpo cresce muito rapidamente.

Tal como muitas outras condições que afetam a pele, as estrias não são perigosas para a saúde, nem indicam (na maioria das vezes) qualquer problema físico. O maior problema prende-se com um degradar da auto-estima, que pode trazer situações de vergonha, complexo ou ansiedade, dependendo da capacidade da pessoa lidar melhor ou pior com a sua imagem corporal.

Apesar de os anti estrias não reunirem consenso na comunidade científica, esses produtos continuam a invadir as prateleiras dos supermercados. Na verdade, as propriedades essenciais dos produtos anti estrias hidratam profundamente a pele, tornando-a mais flexível, o que diminui um pouco a visbilidade das estrias e pode prevenir o seu aparecimento. Ao estar bem hidratada, o esticar da pele não causa tantos estragos, mas não faz milagres só por si. Os fatores genéticos têm aqui um peso importante, mas também uma dieta adequada e exercício físico entram na equação. A grande maioria da comunidade científica recomenda o uso de produtos anti estrias, normalmente em formato óleo ou creme gordo, durante a gravidez.

Mas como sabemos que as estrias se estão a formar, para podermos dar-lhes luta antes de se instalarem no nosso corpo? Na sua fase inicial, a pele pode aparentar estar mais fina e rosada, sentindo-a como se estivesse irritada. As marcas parecem pequenas linhas enrugadas que vão surgindo nas zonas mais problemáticas e a sua cor inicial acaba por desvanecer e aparentar um tom esbranquiçado, quase prateado. Chegado esse momento, a estria já se instalou definitivamente e para diminuir a sua visibilidade é necessária muita perseverança na aplicação dos produtos específicos.

Há alguns fatores que podem aumentar a probabilidade de vir a sofrer dessa condição. No topo da lista, vem o fator genético. Será difícil escapar às estrias, se essa for uma condição presente na sua família. Outro dos fatores prende-se com doenças crónicas que conduzam a variações frequentes de peso. E ainda - diretamente ligadas à gravidez - temos o indíce de massa corporal antes da gravidez e o peso do bebé que vai dar à luz. O aumento do volume do corpo durante a gravidez faz com que a pele estique para lá dos parâmetros normais. O avançar da idade também faz com que a pele vá diminuindo a produção de colagénio e a pele vai ficando menos flexível.

Os tratamentos anti estrias são particularmente benéficos numa ação preventiva ou numa fase muito inicial do aparecimento das estrias. Se já tiver passado essa fase, não quer dizer que tenha de desistir: as estrias podem diminuir de visibilidade, simplesmente (dificilmente) vão desaparecer de vez. Uma aplicação constante de um bom creme pode conduzir a resultados muito animadores no prazo de 6 a 12 meses.

Como não poderia deixar de ser, também aqui na Éclatant pode encontrar os melhores aliados anti estrias. Recomendamos:

- Vergeturyl, um creme com 6 ingredientes ativos muito poderosos e especialmente combinados para diminuir a visibilidade das estrias.

[product:10161]

- Se aposta em tratamentos químicos para combater as estrias, precisa de um gel que lhe dê uma agradável sensação de frescure e acalme a pele. Confie em PostQuam.

[product:18824]

- O óleo natural da Mustela é perfeito para usar na gravidez, nas zonas mais críticas. Muito fácil de aplicar e perfeitamente seguro para ser aplicado nesta fase tão delicada.

[product:19915]

- Huile Tonic, da Clarins, é um produto icónico que ajuda a hidratar, tonificar e melhorar a elasticidade da pele. Esta fica macia e mais flexível.

[product:4175]

- Um conjunto de 6 óleos essenciais compõem este excelente creme Babaria, muito rico e hidratante.

[product:7394]

A pele é um órgao fantástico e o maior do corpo humano. É também muito forte e capaz de se contrair e expandir, conforme necessário. Mas para que isso aconteça sem deixar marcas é preciso cuidar da pele e garantir que tem os níveis ideais de hidratação que lhe garantem a elasticidade perfeita, sem que seja necessário danificar os tecidos. Alguns dos óleos mais populares pelas suas ações anti estrias são os óleos de amêndoas doces e o óleo de rosa mosqueta. As suas propriedas hidratam e regeneram a pele ao mesmo tempo. Procure por estes ingredientes nos cremes que utilizar para resultados ainda melhores.

Não se esqueça também de usar protetor solar. Pode parecer estranho ou irrelevante para esta condição, mas os raios solares também quebram as fibras de colagénio da pele, contribuindo para a sua fragilidade e consequente aparecimento de estrias. Mais um motivo para nunca sair de casa sem o aplicar.

É sempre melhor prevenir que remediar, mas mesmo que já tenha estrias não há motivos para se envergonhar. Aposte em bons produtos que renovem a estrutura da sua pele e seja constante no seu esforço, não se centrando apenas nos meses de Verão. Vai ver que as diferenças serão tanto mais visíveis quanto o seu compromisso para ter uma pele bonita.

 

Comentários

Deixe o seu comentário

Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro